Ahosi, o primeiro exército feminino do mundo

Loading

Você sabia que no século XIX existiu um grupo de mulheres guerreiras que lutaram contra a colonização na África? Elas eram chamadas de Ahosi, que significa “esposas do rei” em Fon, ou Mino, que significa “nossas mães”. Elas eram leais à família real e ao seu marido, o rei de Daomé, um reino que hoje corresponde à República do Benin. Neste post, vamos contar um pouco mais sobre a história dessas mulheres incríveis.

Como elas se tornaram guerreiras?

As Ahosi não eram apenas guerreiras, mas também caçadoras de elefantes. Elas eram treinadas com as mais variadas armas, como lanças, facas, arcos e flechas, e até mesmo mosquetes. Elas também eram iniciadas no culto vodun, uma religião tradicional africana que lhes dava força espiritual. As Ahosi eram escolhidas entre as mulheres mais fortes e corajosas da tribo, e muitas delas eram virgens. Elas não mantinham relações sexuais com o rei, mas eram leais a ele e à sua dinastia.

Como elas lutaram contra a colonização?

As Ahosi foram as mais eficazes guerreiras do rei de Daomé, que resistiu à invasão dos europeus por mais de 200 anos. Elas participaram de várias batalhas contra os franceses, os portugueses e os ingleses, que queriam dominar a região e explorar seus recursos naturais. As Ahosi eram temidas pelos inimigos, que as chamavam de “amazonas”, em referência às lendárias guerreiras da mitologia grega. Elas estavam na linha de frente de combate e não tinham medo da morte. Elas preferiam morrer lutando do que se render ou serem capturadas.

O que aconteceu com elas?

Infelizmente, as Ahosi não conseguiram impedir a colonização do Daomé pelos franceses, que ocorreu em 1894. Com a derrota do rei e a dissolução do reino, as Ahosi perderam seu status e sua função. Muitas delas se suicidaram ou se isolaram em comunidades remotas. Outras se casaram ou se tornaram empregadas domésticas dos colonizadores. Não há registros de que a tradição das Ahosi tenha continuado após a colonização.

As Ahosi são um exemplo de resistência, bravura e empoderamento feminino na história da África e do mundo. Elas merecem ser lembradas e homenageadas por sua luta pela liberdade e pela dignidade de seu povo.

E você, o que achou dessa história? Você conhecia as Ahosi? Deixe seu comentário abaixo!