Crispr – A Nova Era da Edição do Genoma

Loading

Imagine que estivesse vivendo na década de 80’, e que lá lhe foi dito que em breve computadores iriam dominar o mundo. Desde compras, relacionamentos, até marketing Bilhões de pessoas estariam conectadas em um tipo de teia e você teria um aparelho manual (celular) em ordens de magnitude mais potente do que um computador dessa época. Parecia um absurdo, porém, isso aconteceu! Ficção científica se tornou realidade e nem percebemos. Hoje estamos em um momento similar com a engenharia genética.

Modificação Genética

Humanos têm sido engenheiros da vida por milhares de anos. Através da seleção artificial de animais e plantas fortalecemos e melhoramos suas características, e de repente, descobrimos o código da vida: o DNA. Uma molécula complexa que guia o crescimento, função, e desenvolvimento de tudo que há vivo.

Através do avanço com o DNA, hoje chegamos num novo nível tecnológico com a tecnologia CRISPR que permite fazer mudanças genéticas de modo mais rápido, barato e preciso. É difícil dizer o quão grande é a revolução com essa tecnologia, que literalmente tem o potencial de mudar/editar a humanidade. Mas como Crispr ela funciona? Qual sua origem? Vamos para uma breve história.

CRISPR CAS-9

Bactérias e vírus ‘lutam’ desde os primórdios da vida na Terra. E a bactéria tem um sistema parecido com um sistema imunológico chamado de Crispr-Cas9. De maneira resumida, o CRISPR-Cas9 usa uma molécula de RNA especialmente projetada para guiar uma enzima chamada Cas9 para uma sequência específica de DNA. Cas9 então corta as fitas de DNA nesse ponto e remove um pequeno pedaço, causando uma lacuna no DNA onde um novo pedaço de DNA pode ser adicionado. Neste caso, é adicionado parte do vírus em seu código genético, ficando assim imune a ele.

TECNOLOGIA CRISPR

Descobrimos que o Crispr pode ser programado! Só basta “darmos” a ele um pedaço qualquer de DNA, colocar em uma célula viva, e está pronto: ele o-modifica. Funciona para qualquer tipo de célula, principalmente células humanas, e sendo assim, poderemos, futuramente, modificar nosso código genético para fazermos quaisquer tipos de melhorias.

Se nossos genes são, em grande parte, nosso destino, então o que aconteceria se a humanidade pudesse projetar e alterar a própria essência da codificação do DNA? Milhões poderiam poupar os efeitos devastadores da doença hereditária ou os desafios da deficiência, seja a dor da anemia falciforme aos estragos do câncer3. Mas esse poder de “brincar de Deus” também levanta grandes questões éticas e apresenta ameaças de uso indevido em potencial. Você pode ler um pouco mais sobre esse dilema aqui.

REFERÊNCIAS
DAVIES, Kevin. Editing Humanity: The Crispr Revolution and the New Era of Genome Editing. [S. l.]: Pegasus Book, 2021. 480 p. ISBN 978-1643137636.

CAETANO, Gildesnilton Carlos Gonzaga et al. Técnica Crispr-Cas9 e sua utilização na área laboratorial. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, BJSCR, v. 25, n. 2, p. 96-99, 22 nov. 2018. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190103_214255.pdf. Acesso em: 3 set. 2022.

GENETIC Engineering Will Change Everything Forever: CRISPR. Youtube: Kurzgesagt – In a Nutshell, 2019. Disponível em: https://youtu.be/jAhjPd4uNFY.