Elysia chlorótica – Um animal que também é uma planta?

Loading

Elysia Chlorotica é uma fascinante lesma-do-mar conhecida por sua habilidade de realizar o fenômeno de cleptoplastia. Essa espécie de lesma do mar é verde brilhante, graças às algas unicelulares que se incorporam em suas células, que a torna capaz de realizar fotossíntese!

A cleptoplastia ocorre quando a lesma do mar consome as algas, extrai os cloroplastos e os armazena em suas células intestinais. Em vez de digerir essas algas como alimento, a lesma deixa as células vivas e as mantém em seu corpo por um tempo, permitindo que os cloroplastos continuem a realizar a fotossíntese e produzir alimento para a lesma.

Isso dá à Elysia Chlorotica a capacidade de se alimentar e produzir energia como uma planta, mesmo sendo um animal. Os cloroplastos também fornecem pigmentos que ajudam a coloração verde da lesma.

Mas a lesma do mar não é o único animal que incorpora células em sua composição. De fato, os cientistas acreditam que a teoria da endossimbiose explica a origem das mitocôndrias em nossas próprias células. Há bilhões de anos, um ancestral nosso teria incorporado uma bactéria capaz de produzir energia através da respiração celular, criando uma relação simbiótica e evolutiva que gerou as mitocôndrias.

Assim como Elysia Chlorotica, nós também somos ou fomos capazes de incorporar células à nossa composição, uma característica surpreendente e fascinante da vida na Terra!

E você, o que achou da Elysia Chlorotica? Deixe sua opinião nos comentários!