Fungos zumbis: Da realidade aos jogos

Loading

Você assistiu o primeiro episódio de The Last of Us? Um dos personagens principais é o Ophiocordyceps unilateralis, um fungo que invade o corpo humano e o transforma em zumbi. E surpresa: zumbis controlados por fungos *existem* na realidade!

Sabe-se que existem pelo menos 28 tipos, e que cada um parasita uma determinada espécie de formiga ou outro inseto; crescendo sobre ele, dentro e depois fora deles.

Se tratando de Ophiocordyceps unilateralis, elas atuam tomando conta do corpo das formigas, controlando suas articulações, alterando seu comportamento e fazendo com que sejam expulsas do formigueiro por suas companheiras saudáveis. Formigas contaminadas (ou zumbis), vagam, escalam uma planta, agarram-se a folhas ou troncos com suas mandíbulas e morrem. A partir desse momento, o fungo inicia o processo de produção de esporos.  Forma-se então uma estrutura que brota de dentro da formiga, o qual solta os esporos no ar para encontrar uma nova formiga para infectar.

Candida auris causa uma grave infecção e pode ser fatal. Anvisa emitiu no final de 2020 um alerta de prevenção e controle da disseminação.

Esses fungos poderiam eventualmente atacar os humanos?

Os fungos crescem e se desenvolvem em um substrato específico. No caso de alguns Cordyceps, esse substrato é o corpo de artrópodes. A teoria exposta no início da série The Last Of Us é que os fungos poderiam se adaptar dependendo das condições climáticas, podendo infectar outros tipos de espécies. E embora isso seja possível, a maioria dos fungos não é tão flexível em seu DNA. Existem fungos que interagem com a mente humana, como os que contêm psilocibina, por exemplo. Mas o resto é fantasia…

…Ao menos por enquanto.

Referências

FUNGI Foundation. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.ffungi.org/

THE BIOLOGY Behind The Last of Us. [S. l.]: Wired, 13 jan. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GnEIwL_SgL0.