Metaverso, benção ou maldição?

Loading

O futuro prometido chegou. A grande profecia do metaverso tão consagrado por livros e filmes de ficção estão imersíveis na realidade.
O metaverso é inspirado no livro publicado em 1992 chamado snow crash de Neal Stephenson. Mas afinal, o que é o metaverso?

É a convergência da realidade física aumentada onde objetos virtuais se fundem a eventos físicos dentro de uma plataforma no espaço on-line.
Ele vem causando um impacto cultural e uma integração global ainda maior. Apesar de estar caminhando gradualmente a ideia vem causando grande reboliço. Alguns desafios ainda precisam ser superados para que uma introdução massivo aconteça. A velocidade da internet, acessibilidade, monitoramento e privacidade dos dos dados, aderência das pessoas são alguns exemplos.

Há questionamento se a próxima geração seja totalmente voltada para a tecnologia e se existirá uma segregação daqueles que não se adaptarem à nova organização mundial.
O espaço simulado em 3D é um protótipo da matriz no mundo real, revolucionando a interação entre as pessoas e quebrando qualquer barreira temporal. A “ internet tridimensional “ se diferencia de uma globalização comum pois suas características se pautam em interagir com a internet como se estivesse dentro dela.

Segundo Mattew Bol algumas características são inerentes do metaverso: não pode ser apagado, pausado ou concluído, os eventos ocorrem em tempo real, não há limitação quanto ao número de habitantes, tem sua própria economia, você pode usar elementos do mundo real e dados ativos de diferentes plataformas podem ser combinados.
Uma preocupação governamental que pode ser levantada a partir dessas informações é : o sexo virtual com menores, incapacidade da legislação regular ou fiscalizar esse mundo virtual e o conflito de que não há fronteiras no metaverso, quem iria ter legitimidade para um julgamento?

Qual será a transformação na educação de crianças e jovens? Qual a nova estrutura social?

Visto que no metaverso as pessoas tem as mesmas oportunidades do mundo real: livre circulação, posse e troca de bens e inúmeras possibilidades de laser ou visitar outros lugares, ir ao cinema, shows e trabalhar.

Esse novo ecossistema já está funcionando e obtendo resultados positivos. O conceito, por exemplo, de metamedicina já é uma realidade. Em junho de 2020 o jogo EndovourRx and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos tornou-se o primeiro videogame a ser prescrito por médicos para tratar disfunção cognitiva.

Vários outros setores da sociedade já estão se adequando gradualmente a essa nova realidade, apesar das dificuldades encontradas para estabelecer de fato de forma global os cientistas estão trabalhando incansavelmente para isso e é uma questão de tempo até conseguirem.

E aí, isso tudo é animador para você ou assustador?