Struggling on learning

O Imediatismo no Processo Ensino-Aprendizagem

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1. O Processo de Aprendizagem Bioquímico e Fisiológico

O aprendizado humano é um processo complexo que envolve diversas áreas do cérebro, principalmente o hipocampo, o córtex e as sinapses neuronais. O hipocampo é crucial para a formação de novas memórias e a consolidação de informações. O córtex cerebral, especialmente o córtex pré-frontal, está envolvido no planejamento, tomada de decisão e pensamento crítico. As sinapses, por sua vez, são as conexões entre os neurônios que permitem a transmissão de informações (Duncan et al., 2018). Durante o processo de aprendizagem, novas sinapses são formadas e reforçadas, o que facilita a retenção e a recuperação de informações.

2. O Papel da Dopamina e o Imediatismo

A dopamina é um neurotransmissor que desempenha um papel essencial na motivação e no prazer. Em um contexto de aprendizado, a dopamina é liberada quando alcançamos objetivos ou recebemos recompensas, incentivando-nos a repetir comportamentos que levam a esses resultados (Bogacz, 2020). No entanto, a busca constante por gratificação instantânea, amplamente promovida pela tecnologia moderna e o uso excessivo de dispositivos móveis, tem alterado esse equilíbrio. A necessidade constante de estímulos imediatos diminui a capacidade de concentração e a paciência necessária para processos de aprendizado mais longos e complexos.

 2.1 Desinteresse e Falta de Propósito no Aprendizado

Muitos estudantes questionam a relevância do conteúdo ensinado nas escolas com perguntas como “Para que preciso aprender isso?” ou “Onde vou usar isso?”. Esse desinteresse pode ser atribuído à desconexão entre o currículo escolar e as aplicações práticas percebidas pelos alunos (Cunha, 2020). Por exemplo, aprender equações algébricas pode parecer inútil para um estudante que não vê a aplicação prática imediata dessas habilidades em sua vida cotidiana. No entanto, é importante explicar que essas habilidades são fundamentais para diversas áreas de conhecimento e carreiras. Em engenharia civil, por exemplo, o uso de equações algébricas é essencial para calcular a resistência dos materiais e garantir a segurança estrutural de edifícios e pontes. Na economia, a álgebra é utilizada para modelar e prever comportamentos de mercado, auxiliando na tomada de decisões financeiras. Na área da programação, conceitos algébricos são aplicados no desenvolvimento de algoritmos eficientes e na análise de dados complexos.

Além disso, muitos alunos questionam a utilidade do estudo da história, perguntando “Por que devo aprender sobre eventos que ocorreram há séculos?”. No entanto, a compreensão profunda de eventos históricos, como a Revolução Industrial, permite aos futuros advogados, cientistas políticos e jornalistas entenderem o contexto das transformações sociais e econômicas atuais, interpretando com precisão as influências passadas nas políticas modernas. Outro exemplo é a química, que pode parecer distante da vida cotidiana, mas é vital para a medicina e a farmacologia. Estudar reações químicas, como a síntese de medicamentos, permite que futuros médicos e farmacêuticos desenvolvam novos tratamentos e compreendam os efeitos dos medicamentos no corpo humano.

A literatura, frequentemente vista como irrelevante, desenvolve habilidades cruciais de interpretação e comunicação. A análise de obras como “Dom Quixote” de Cervantes não só enriquece o vocabulário e a capacidade de análise crítica, mas também melhora a empatia e a compreensão cultural, habilidades indispensáveis para advogados que precisam interpretar textos legais e argumentar de forma persuasiva, ou para publicitários que criam narrativas envolventes para campanhas de marketing. Esse desinteresse é exacerbado pela cultura do imediatismo, onde os estudantes estão acostumados a obter respostas rápidas e soluções imediatas através da internet. No entanto, ao demonstrar as aplicações práticas e de longo prazo desses conhecimentos, podemos ajudar os alunos a ver o valor em seu aprendizado e a desenvolver um interesse mais profundo e duradouro pelas matérias estudadas.

2.2 Necessidade de Estar no Celular

O uso excessivo de celulares e outras tecnologias pode ser um dos maiores obstáculos para o aprendizado eficaz. Estar constantemente conectado e distraído por notificações reduz a capacidade de atenção prolongada e interfere na formação de memórias de longo prazo (Cunha; Cunha, 2021) . Além disso, o hábito de consultar rapidamente o ChatGTP para responder perguntas limita a prática de habilidades críticas como a resolução de problemas e o pensamento analítico. Vivemos em uma “sociedade do espetáculo”, onde a imagem e a superficialidade predominam sobre a profundidade e o conteúdo. Essa realidade influencia os estudantes, que muitas vezes preferem consumir conteúdo visual e de entretenimento em vez de textos mais longos e complexos. A preferência por vídeos curtos e memes compromete a capacidade de leitura e interpretação de textos mais extensos e a construção de um vocabulário robusto (Morilla et al., 2020).

3. Dificuldade de Interpretação de Texto e Escrita

A dificuldade em interpretar textos complexos é uma consequência direta da falta de prática em leitura. A exposição constante a conteúdos superficiais, como posts em redes sociais e vídeos curtos, limita a capacidade de compreensão e análise crítica dos estudantes, resultando em dificuldades na escrita e na comunicação eficaz. A falta de vocabulário adequado, por sua vez, compromete a capacidade de expressar ideias de forma clara e precisa. Quando os estudantes se acostumam a consumir apenas conteúdos rápidos e fáceis, eles perdem a habilidade de se engajar com textos mais densos e exigentes, prejudicando a interpretação e a construção de argumentos sólidos (Cesar, 2023). Esse déficit na prática de leitura aprofunda a dificuldade de entender contextos mais complexos, o que é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional.


Para enfrentar o desafio do imediatismo na educação, é essencial adotar estratégias que promovam um aprendizado mais profundo e significativo. Incentivar a leitura regular de livros e textos mais longos pode ajudar a desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica. Além disso, integrar a tecnologia de maneira equilibrada, usando-a como uma ferramenta complementar em vez de uma distração, pode melhorar a concentração e o foco dos estudantes (Rone et al., 2023). Estimular atividades que envolvam a escrita criativa e a discussão de ideias complexas também é crucial para enriquecer o vocabulário e aprimorar a comunicação. Ao abordar essas questões de maneira holística, podemos ajudar os alunos a superar as limitações impostas pelo imediatismo e a desenvolver competências essenciais para seu crescimento intelectual e sucesso futuro.