O que é religião?

Loading

Na etimologia religião vem do latim RELIGIO que Significa respeito pelo sagrado.
O homem sempre se guiou pela lógica, a forma de processar racionalmente a realidade abrangendo uma conformidade homogênea para um grupo. A religião por sua vez parte da tentativa do homem solucionar paradigmas na qual a razão não é suficiente, buscando tal conformidade, porém, empírica.

A partir de uma iniciação ou institucionalização, a religião torna-se um código cultural que propiciou ao homem identidade, apaziguamento de algumas de suas dúvidas existências, bem como a comunicação enquanto grupo social, com uma legislação própria para a sobrevivência da ideologia. O desenvolvimento de atividades criativas como o artesanato, música, teatralidade são frutos pautados em observação temporal , ganhando signficado em determinada época e suas circunstâncias, deixando sempre margem para questionamentos longínquos.

Atualmente é um conceito híbrido se olhado pela óptica transcultural. A religião é capaz de fornecer os meios e condicionar o próprio contexto que opera.

Entre a razão e a criação.

Para entendermos uma religião, primeiramente precisamos entender o homem e seu lugar no universo. Situe-se. Vai lactea, sistema solar, vizinhos de Marte, planeta terra, aproximadamente 7,6 bilhões de pessoas. Toda diversidade, toda essa gente um dia parou para se perguntar o que aconteceu, explicações para dizer onde vivemos.

A teoria evolucionista se baseia em uma teoria gradativa, as evidências científicas explicam a mutabilidade, os vínculos de descendência que existe entre nós. A biogeografia lida com fatos e métodos, que juntamente com outras áreas sempre aperfeiçoam essas explicações.

O criacionismo é outra corrente que tenta explicar como viemos parar aqui. Enquanto a ciência nos mostra um caminho de fatos, o criacionismo nos mostra a crença, o estudo em particular do homem e seu ambiente, suas perspectivas, tudo sempre existiu, segundo eles, por uma força motriz divina.
Visto o exposto, percebemos que em comum o homem teve que se conhecer e perceber para questionar e o debate sobre tal se estende a proporções astronômicas que serão debatidos.