São Cipriano – De bruxo a santo

Loading

São Cipriano é venerado pela igreja Católica como um cristão de Antioquia. Opa pera lá! Você esta me dizendo que o cara daquele livro da capa prateada ou preta é um santo da igreja Católica? Sim, acredite se quiser! Bem, deixa eu explicar.

Na mesmo época existiu dois São Cipriano, o de Cartago que foi um bispo da igreja Católica e o de Antioquia que foi bruxo que se converteu ao cristianismo, agora ficou mais claro de entender, entretanto, hoje falaremos do Antioquia.

Os homens são miseráveis porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance – Pitágoras

Como foi sua vida?

Nascido em uma família rica e pagã por volta de 250 AC. Onde hoje e a região da cidade de Antaya na Turquia. Desde muito jovem começou seus estudos na alquimia, feitiçaria, astrologia e ocultismo, influenciado por seus pais, diferentes deles Cipriano tinha o Despertar, logo começo a se destacar, com pouco mais de 7 anos já era considerado um Mago, e tinha como feitos de controlar os elementos tais… Conjura raios, trovoes até chuvas e tempestades.

Com sede de conhecimento, ele se viu na necessidade de sair de sua cidade, onde era conhecido como “O Bruxo”. Iniciado sua jornada foi para Argos na Grécia onde foi servir a Deusa Juno, logo foi depois  para ilha grega de Icaria para servi a Deusa Diana e de lá foi para conhecida Sparta aprender sobre como foi conhecido a Necromancia (Arte de se comunicar com os mortos).
Já adulto ele foi para o “berço da magia” do seu tempo, para o Egito, mas precisamente para cidade de Memphis, logo seguiu para Caldeia um lugarejo ao sul da Mesopotâmia que ele conheceu a Grande Bruxa de Évora onde ele desenvolveu seus dons de premonição.

Após a morte da bruxa, ele ficou com seus livros onde passou muitos anos estudando e aprimorando seus conhecimentos, onde ele escreveu O BRUXO – São Cipriano.

Sua conversão…

Em Antioquia sua terra natal, havia uma mulher chamada Justina, filha de Deso e Cledonia que eram pagãos e ricos, ela se converteu ao cristianismo escutando as pregações de Diácono Prelo, ela fez o voto de castidade, porem seus pais havia dado sua mão em casamento a jovem rapaz chamado Áglede. Justina se recusou, então pretendente procurou O BRUXO, pedido para fazer uma espécie de amarração.

Só que nada funcionava! Ele usou todos seus rituais e feitiços que aprendeu e executou durante toda sua vida e isso deixou extremante desapontado com tudo, influenciado por seu amigo Eusébio ele se converteu.

Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria – Tales de Mileto

Sua morte…

Com a conversão de Justina e Cipriano, ambos de famílias nobres, chegou aos ouvidos do Imperador Romano Diocleciano que ordenou a prisão e tortura de ambos para eles renunciarem o cristianismo, onde foram chicoteados e açoitados, continuando negando foram jogados em uma caldeira fervente e mesmo assim não morreram, o imperador irado mandou corta a cabeça deles no dia 26 de setembro de 304.

Assim São Cipriano foi de O BRUXO ao SANTO!

Deus Vult!