Será que você é judeu? Ou tem descendência?

Loading

Será que o seu sobrenome é um sobrenome judaico? Será que a sua origem verdadeira tem a ver com o povo Judeu? Então, precisamos entender melhor a história da vinda dos judeus para o Brasil e a influência, até hoje, dos costumes trazidos por eles.

Inquisição na Espanha

A história começa nos anos de 1300, mas ganha força em 1492, quando os reis Fernando e Isabel da Espanha, influenciados pela Santa Inquisição, determinam que todos os judeus se convertam ao catolicismo ou sejam expulsos da Espanha. Os que permanecerem sem se converter enfrentarão a morte.

Inquisição em Portugual

Muitos judeus decidem ficar na Espanha, realizam conversões aparentes ao cristianismo, mas cerca de 120 mil optam por viver em Portugal, onde são aceitos devido aos benefícios econômicos que trazem. No entanto, a situação muda quando Dom Manuel, visando casar-se com a filha dos reis da Espanha, decide expurgar os judeus de Portugal em 1497. A tentativa de fuga em navios prometidos resulta em uma traição, ficando conhecida como “ficaram a ver navios.”

A chegada dos judeus ao Brasil acontece durante as primeiras expedições exploratórias. A terra nova, abençoada por Deus, se torna uma possível solução para os 100 mil judeus em Portugal e outros em situação semelhante na Espanha. A migração em massa para o Brasil ocorre, principalmente, por cristãos-novos tentando se reerguer economicamente após terem seus bens confiscados.

Inquisição no Brasil

No Brasil, a presença da Inquisição e leis discriminatórias dificultam a vida dos cristãos-novos. Restrições como a proibição de casamentos específicos e limitações políticas são impostas. A mudança de sobrenomes torna-se uma prática comum entre os judeus, visando esconder suas origens e evitar perseguições. Nomes como Rodrigues, Nunes, Henrique, Mendes, Correia, Lopes, Costa, Cardoso, Silva e Fonseca, que conhecemos no Brasil, têm origens judaicas.

Alguns sobrenomes de judeus

Alguns sobrenomes famosos que aparecem nos registros da Inquisição incluem Rodrigues, Nunes, Henrique, Mendes, Correia, Lopes, Costa, Cardoso, Silva e Fonseca. Muitos desses sobrenomes eram escolhidos estrategicamente para se assimilarem aos cristãos-velhos e escaparem da perseguição.

Sei que você ficou impressionado com a informação que acabou de ler! deixa nos comentários se você tem um desses sobrenomes ou alguém da sua família! Quase esqueci em breve darei continuidade a esse tema.

Deus Vult!