Sua educação te educa ou te caduca?

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A educação é um objetivo da escola, de ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. O objetivo em si da educação é formar pensamento crítico, pessoal e humanista a fim de que fujamos da barbárie. A educação serve para aprendermos a aprender, para sermos inventores, autênticos.

Seu propósito é nos colocar cientes de onde estamos em sociedade; de sabermos nossos direitos, de nos fazer enxergar fora de um padrão.


Na prática isso quase não acontece pois vivemos num Estado que anseia alcançar de forma permanente uma Ordem que possa ser reproduzida indefinidamente. Há um maior interesse nas desigualdades e o ‘status quo’, ao invés de dar liberdade de pensamento aos indivíduos formando assim um pensamento crítico.


Os recentes cortes na educação, visto como gastos e não como investimentos, são justificáveis: esperar que as classes dominantes desenvolvam uma forma de educar na qual proporciona às classes dominadas a percepção das injustiças sociais de forma crítica, seria uma atitude ingênua. Afinal, se as classes dominantes quisessem garantir criticidade e liberdade de pensamento aos dominados diversos dos desafios enfrentados atualmente na educação pública não existiriam (FREIRE, 1981). Ou seja, se a educação não é efetiva, não haverá noção e ciência, por parte dos cidadãos, do que melhorar/reivindicar/reclamar/mudar.


A educação em tese tem como princípios formar ideias através de pesquisas, estudos e impulsionar alunos a desenvolverem pensamento crítico através da mediação dos professores. Entretanto, estamos sendo moldados de acordo com os interesses do Estado e de todos aqueles da classe dominante que dispõem de poder suficiente para interferir na vida de toda uma população, o que inclui também os detentores de poder econômico e aqueles que controlam a educação (mídia).


Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” -Paulo Freire


Referências:
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 120 p. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_li berdade.pdf.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 129 p. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Frei re.pdf.