Tradição Mosuo

Loading

Dentro da nossa sociedade majoritariamente patriarcal, é difícil imaginarmos uma estrutura onde as mulheres lideram todos os setores da sociedade. Contudo, essa sociedade existe. No sudoeste da China, há uma comunidade chamada Mosuo onde toda a estrutura administrativa é conduzida pelas mulheres.

Segundo a tradição Mosuo, a avó é a figura de maior autoridade, responsável pela harmonia da casa. As mulheres, a partir dos 13 anos, podem morar sozinhas e, aos 17, escolhem seus parceiros sexuais. Existe uma prática conhecida como “casamento ambulante”, onde as relações sexuais ocorrem em quartos específicos, sem a formalidade do casamento tradicional.

Você pode estar se perguntando: mas não existe casamento formal? A resposta é não. As pessoas podem manter relações sexuais, mas o homem sempre volta para sua casa antes do amanhecer. O cuidado das crianças é exclusivamente feminino, e o papel masculino nessa sociedade é se manter dentro da família, provendo o cuidado doméstico e apoiando as irmãs. Não há namoro nem a possibilidade de morarem juntos, pois cada um pertence à sua respectiva família, e a figura paterna é inexistente; a criança é exclusivamente da mãe.

Nessa sociedade, não existe a ideia de exclusividade sexual, e tanto homens quanto mulheres podem ter quantos parceiros quiserem.

Já pensou se a tendência do matriarcado se espalha por aí? O que você acha disso?